Aprovada indicação que inclui bancários na fase 4 de vacinação

O projeto de indicação que inclui os trabalhadores das atividades essenciais na fase 4 do plano de vacinação contra a Covid-19 foi aprovado por unanimidade, na tarde desta terça-feira (04/05), pela Câmara Municipal de Salvador, e será encaminhado ao Executivo. A autoria é do vereador Augusto Vasconcelos, que também é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

 

A medida beneficia todos os funcionários das agências, desde bancários até vigilantes e prestadores de serviços. Embora não obrigue necessariamente a inclusão do segmento no plano de vacinação, é um importante instrumento para pressionar a Prefeitura e os governos estadual e federal.

 

Os trabalhadores do setor bancário não pararam desde o início da pandemia, em março de 2020. Fazem um trabalho fundamental para o funcionamento da economia, e graças ao empenho de cada um, milhões de brasileiros atingidos financeiramente pela crise sanitária têm garantido o pão de cada dia na mesa, seja com o pagamento de benefícios sociais ou na concessão de crédito.

 

Portanto, é hora de aumentar a pressão para assegurar a inclusão de todo o segmento no plano de imunização. Uma boa forma é participando do abaixo-assinado realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. O documento será encaminhado ao Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional. Para assinar, basta clicar AQUI.

 

A entidade busca diálogo com o governo federal desde o início da campanha de vacinação. Vários ofícios foram enviados ao Ministério da Saúde, que ignora a categoria. O assunto também é pauta no Congresso. O movimento sindical aguarda a votação de um projeto de lei que possibilitará também a inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário para imunização. "Não é justo que quem está na linha de frente, atendendo ao público, em contato direto com a população, seja excluído da vacinação. Isso é inaceitável", destaca Augusto Vasconcelos. 

 

Importante destacar que 28,1% dos bancários declararam, em pesquisa realizada pelo Sindicato, que testaram positivo para a Covid-19. Média acima da nacional.