Na Sesab, Sindicato comprova urgência na vacinação 

O Sindicato dos Bancários da Bahia protocolou mais uma vez um documento na Secretaria de Saúde do Estado, nesta sexta-feira (04/06), que comprova a urgência da vacinação prioritária para os trabalhadores das agências bancárias.


O presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, e o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, apresentaram números alarmantes. Pesquisa feita pelo Sindicato revela que 67,71% dos bancários atendem diretamente o público e 28,5% dos que responderam à pesquisa testaram positivo para a Covid-19. 


O levantamento mostra ainda que 77% das unidades de atendimento bancário já tiveram de adotar protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. Uma outra pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), feita com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que a média mensal de óbitos pulou para 52. No início da pandemia era de 18,33. 


Entre abril de 2020 e março de 2021 foram registrados 418 desligamentos por mortes na categoria. Em 69,8% dos casos, o trabalhador estava atuando normalmente nas agências. A maioria era escriturário, caixa e gerente de conta. A pandemia ajuda a explicar o aumento considerável de mortes. Diante dos números, os presidentes solicitaram esforços da Secretaria pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário para vacinação.