Caixa paga PLR. Sindicatos analisam valor liberado

Depois de pedido dos trabalhadores, federações e sindicatos, a Caixa informou que vai pagar a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) ainda nesta sexta-feira (10/09). De acordo com a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), o banco poderia efetuar o pagamento até o dia 30 de setembro.


Em nota, a Caixa afirma ser o único banco que paga a PLR Social. Mentira. O BNB também paga uma parcela dos lucros (3%, de forma linear) aos funcionários. 


Em resposta às entidades representativas sobre os valores liberados, a direção da Caixa informou que o adiantamento corresponde a até 50% do valor devido. Ao valor aplicam-se as provisões de Imposto de Renda e Pensão Alimentícia.   


Mesmo assim, os sindicatos vão realizar o cálculo para verificar se a PLR liberada corresponde ao que foi negociado e a CEE (Comissão de Executiva de Empregados) solicitou que o Dieese realizasse a apuração, para verificar se houve algum erro de cálculo.


Importante destacar que o Sindicato dos Bancários da Bahia tem ação na Justiça contra a Caixa, pelo não pagamento correto da PLR Social, uma conquista de 2010, criada para reconhecer o trabalho dos empregados.