Planejamento de estratégias contra golpes digitais


Com o uso mais intenso da internet durante a pandemia de Covid-19, os golpes virtuais dispararam. Por terem responsabilidade, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Ministério da Justiça planejam a criar uma estratégia nacional de combate ao crime cibernético. 


As ameaças eletrônicas cresceram 394%, entre 2019 e 2020,  conforme dados da Apura Cybersecurity Inteligence. Além do vazamento de informações de 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso, como senhas. Portanto, formas de combate a estes crimes são mais do que necessárias. 


Em nota, a Febraban informou que a proposta debatida pretende "ampliar a identificação e repressão dos responsáveis pelos crimes, expandir o conhecimento técnico das forças de segurança e promover cooperação entre agentes públicos e privados". Entre as ações previstas, desenvolvimento de plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais e campanhas de conscientização da população sobre os riscos cibernéticos e fraudes.