Frente Parlamentar é criada em defesa dos bancos públicos

Como mais um passo contra o desmonte das estatais, foi aprovada, nesta quarta-feira (15/09), na Câmara Municipal de Salvador, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. O projeto foi apresentado pelo vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, que tem pautado o assunto diante dos ataques do governo federal, com as ameaças de privatizações. 


A Frente Parlamentar será um importante espaço de articulação entre os parlamentares, sindicatos e entidades do movimento social, para debater sobre a importância dos bancos públicos. O objetivo é enfrentar o desmonte que tem sido feito na Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Desenbahia e BNDES.


O governo Bolsonaro vende, paulatinamente, subsidiárias dos bancos federais, despertando forte cobiça da iniciativa privada, que não tem compromisso em fomentar o desenvolvimento da economia do país. 


Para Augusto Vasconcelos, as estatais são rentáveis, não justificando o esvaziamento das empresas. “Os bancos públicos são lucrativos, sendo que parte da receita retornam para o Tesouro Nacional, mas a estratégia do governo é fatiar os bancos, porém estaremos na luta para impedir tais ações”, acrescentou.