Pequenos avanços na negociação com a Caixa 

Durante reunião sobre teletabalho e banco de horas com a CEE (Comissão Executiva dos Empregados), nesta quinta-feira (07/10), a Caixa apresentou pequenos avanços. Um deles foi a proposta de redução do prazo de compensação em até cinco meses. No início, o banco propôs 12 meses e em agosto tinha baixado para seis. 


Em relação à ajuda de custo com despesas domiciliares (energia e internet) para os trabalhadores que estão em trabalho remoto, a Caixa quer pagar R$ 70,00. Antes o valor proposto era R$ 60,00. Porém, sobre as modalidades, a direção da instituição financeira insiste em manter com ou sem marcação de ponto.


Para o secretário geral da Federação da Bahia e Sergipe e membro da CEE, Emanoel Souza, apesar dos pequenos avanços, ainda não é suficiente. "Sabemos que optar pela modalidade de sem marcar o ponto não será uma opção do empregado e sim imposição do GT". 


Ainda ficou claro que as horas extras feitas aos sábados, domingos e feriados serão todas pagas. No encontro, a Comissão também cobrou com urgência a mesa de negociação para discutir condições de trabalho (GDP, PQV e problemas de TI), além das promoções por mérito e o ajuste da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). 


A CEE reivindicou do banco celeridade sobre as contratações dos concursados de 2014. Segundo a Caixa, 3 mil novos trabalhadores foram convocados em setembro e que depende dos prazos para apresentação de documentos e exames admissionais. Também informou que até o mês passado já tinha efetivado 700 contratações. 


Todos os temas serão tratados com mais detalhes na plenária com os empregados da Caixa da base da Federação da Bahia e Sergipe na próxima quarta-feira (13/10), às 19h, pelo Zoom.