Notícia

[Alta da inflação reduz confiança do consumidor]

Alta da inflação reduz confiança do consumidor

Postado dia: 24/11/2021 - 14:35

O descontrole inflacionário causado pela política ultraliberal do governo Bolsonaro tem deixado os brasileiros mais receosos e cautelosos quanto às compras. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o índice que mede confiança dos consumidores piorou a uma mínima em sete meses em novembro, diante não somente da inflação, mas também com a alta de juros e aumento do endividamento das famílias.


O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) caiu 1,4 ponto, chegando ao patamar de 74,9 pontos, menor patamar desde abril deste ano, quando foi registrado 72,5 pontos. Também houve queda no ISA (Índice de Situação Atual), que mede a percepção do consumidor sobre o momento presente, com diminuição de 2,1 pontos, para 66,9 pontos.


Com a deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias, o IE (Índice de Expectativas), que acompanha o sentimento em relação aos próximos meses, também apresentou queda de 1,0 ponto, chegando a 81,4 pontos.


A recessão econômica parece está longe de acabar, apesar do avanço na vacinação. O Banco Central tem promovido um intenso ciclo de aperto monetário, que impede a retomada do crescimento e aumenta o endividamento das famílias de baixa renda. O resultado não pode ser diferente: a miséria ainda pode piorar no Brasil.