Protesto reforça importância da Caixa em 161 anos

Para lembrar os 161 anos da Caixa, nesta quarta-feira, 12 de janeiro, os empregados protestam para mostrar à sociedade que nada justifica os ataques impostos pelo governo Bolsonaro ao banco que está o lado dos brasileiros. Também destacam que o desmonte da instituição financeira atinge em cheio a população, a redução do quadro de pessoal e a venda de áreas importantes da empresa.


O ato do Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% pública, realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia e entidades representativas, alertou a clientes e trabalhadores que passavam pela agência Mercês, no Centro de Salvador, sobre o quanto o banco é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Os diretores ainda reforçaram a importância do trabalho dos empregados, sobretudo na pandemia de Covid-19.


É a Caixa e demais bancos públicos que asseguram o acesso a produtos e serviços bancários à população de baixa renda, promovem o resgate da cidadania de milhões de brasileiros e a inclusão social, com ofertas de serviços, crédito habitacional e financiamento da educação superior e produtos. 


Outro detalhe destacado no protesto é que o caráter social da Caixa vem desde a fundação. O banco surgiu como mecanismo para que os escravos poupassem e comprassem a alforria. O lado social sempre foi destaque, especialmente por executar políticas públicas de educação, saúde, saneamento, agricultura, moradia e sustentabilidade.