No BNB, negociação termina sem avanços

Em mais uma rodada de negociação com o Banco do Nordeste, o Comando Nacional dos Bancários apresentou as reivindicações referentes à saúde e a Previdência. Mas, a direção da empresa mostrou pouca disposição em discutir e a reunião, realizada na sexta-feira (29/08), terminou sem avanços. 


Embora a negociação tenha ficado emperrada nos quesitos sobre Camed e Capef, anteriormente, a direção do BNB sinalizou positivamente, se comprometendo a analisar as propostas e apresentar uma resposta até esta sexta-feira (05/08), quando acontece uma nova rodada.


Na última discussão, os trabalhadores abordaram a necessidade de aporte de recursos para a Capef (Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB) e da revisão dos planos de benefícios (BD e CV-1). A intenção é minimizar deficiências que impedem os funcionários mais antigos de se desligar do banco após a aposentadoria pelo INSS. 


Mas, a direção da empresa disse que algumas decisões precisam de autorização da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e que é necessário um debate mais aprofundado sobre o tema, fora da mesa de negociação sobre a campanha salarial. Garantiu ainda levar o debate posteriormente para a mesa permanente. Quanto à democratização da Capef, também informou que seria avaliada em uma discussão posterior.


Com relação à Camed, o Comando Nacional solicitou melhorias no atendimento e no credenciamento, mas o BNB se limitou a dizer que, em linhas gerais, os funcionários são bem atendidos e que até os maiores planos de saúde enfrentam problemas de credenciamento. Sobre o reajuste do plano, afirmou que os custos dos insumos e dos remédios estão muito altos e precisam ser atualizados com o mercado e que estuda uma forma de reajustar sem onerar demais os funcionários.


Os representantes dos trabalhadores a criação de um Conselho de Usuários da Camed e a empresa se limitou a dizer que analisa isso para o futuro. Outro assunto abordado foram os exames médicos. O Comando Nacional solicitou que a campanha de vacinação oferecida pelo banco abrangesse funcionários aposentados, dependentes e dirigentes sindicais. A direção do banco informou que a campanha já assiste todos os funcionários e, em alguns casos, familiares, mas negou a ampliação para aposentados. 
 

Últimas notícias

Bate papo com os funcionários do BNB

Banco do Nordeste

Debates retomados no BNB

Banco do Nordeste

No BNB, acordo assinado com conquistas

Banco do Nordeste