O Sindicato está on. Mobilização segue em alta

Assim como a campanha salarial dos bancários, as visitas nas agências seguem em ritmo acelerado em todo o Estado. Nesta terça-feira (02/08), a diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia percorreu as unidades de Cajazeiras e da Paulo VI, em Salvador. 


Com a peça teatral que acompanha diariamente as mobilizações, os diretores denunciam as práticas abusivas dos bancos que, arrancam o couro do trabalhador e limpam o bolso dos clientes. Tudo para aumentar os lucros bilionários. 


Enquanto enchem os cofres, submetem os bancários a metas abusivas, ao assédio moral, sobrecarga de trabalho, ameaças frequentes aos direitos, fazendo da categoria a que mais se afasta por problemas de saúde. Para se ter ideia, pesquisa do Dieese apresentada na última negociação com a Fenaban revela que o índice de afastamento cresceu 26,2% em 5 anos. Entre as demais categorias o aumento médio foi de 15,4%. 


A ganância também prejudica a população. Os clientes esperam horas nas filas para utilizar os serviços nas agências. Sem falar nas tarifas e juros altíssimos. Por isso, é fundamental esclarecer e mobilizar.