Dívidas explodem o rendimento dos brasileiros

A política econômica ultraliberal imposta pelo governo Bolsonaro fas as famílias afundarem em dívidas. Os dados comprovam. Desde janeiro, a inadimplência cresce sem parar no país. Em setembro, 68,39 milhões de pessoas estavam inadimplentes, segundo o Serasa Experian. 


O grande vilão é o cartão de crédito, com 53% dos endividados. Com o alto custo de vida e os preços dos alimentos subindo sem parar, 65% das dívidas com o cartão são referentes a compras em supermercado. Depois, aparecem os gastos com remédio, delivery, transporte e combustível, com percentuais entre 22% e 48%. 


A pesquisa ainda mostra que 59% dos inadimplentes desconhecem os valores das tarifas e juros cobrados nos casos de atrasos de pagamento. Em relação ao comportamento dos endividados, 88% fazem algum controle de gastos, 60% acompanham os valores das faturas do cartão e gastos futuros e 12% não acompanham nada. 


Já em relação aos impactos das dívidas no dia a dia, os brasileiros apontam ter insônia e problemas de concentração para realizar tarefas diárias causados pela preocupação com os débitos.