Em 2022, uma agressão a jornalista por dia

Foram registrados 376 ataques diretos aos profissionais da notícia, como hostilizações e agressões físicas. Uma agressão por dia a jornalista no país em 2022. Em 2021 foram 430 registrados. Um recorde desde o início dos levantamentos feitos pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

A realidade dos profissionais da imprensa no Brasil no ano passado foi preocupante, especialmente com as constantes ameaças do ex-presidente. Foram registrados 376 ataques diretos aos profissionais da notícia, como hostilizações e agressões físicas. Uma agressão por dia a jornalista no país em 2022. 


Em 2021 foram 430 registrados. Um recorde desde o início dos levantamentos feitos pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). O relatório anual sobre violência cometida contra os profissionais de imprensa da (Federação Nacional de Jornalistas) aponta que houve crescimento de 133,33% nas ocorrências de ameaças, hostilizações e intimidações, com 77 casos no ano passado. 


Os jornalistas fazem parte da segunda categoria com maior número de ocorrências. No caso das Agressões físicas, o aumento foi de 88,46%, passando de 26 para 49 em 2022. 


A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também constatou que no ano passado as agressões foram ainda mais violentas, inclusive com casos fatais. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acolheu pedido das entidades sindicais de profissionais da notícia e anunciou a criação do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas para monitorar casos de ataques à categoria.