Juros altos do BC impactam no custo de vida 

A taxa básica de juros em nível super elevado – 13,75% ao ano – que o BC insiste em manter, tem impacto direto no custo de vida. Para 78% dos brasileiros, a Selic alta contribui para o encarecimento dos produtos e serviços essenciais

A taxa básica de juros em nível super elevado – 13,75% ao ano – que o Banco Central insiste em manter, tem impacto direto no custo de vida e o brasileiro sabe disso. Para 78%, os juros elevados contribuem para o encarecimento dos produtos e de serviços essenciais. 


A pesquisa "Monitor Global da Inflação", feita pela Ipsos, demonstra a percepção geral de que os juros atualmente têm um efeito negativo na vida cotidiana das pessoas. O Brasil ocupa a 6ª posição entre os 29 países mais preocupados com a taxa básica.


Os juros desempenham um papel crucial na economia e quando mantidos em patamares excessivamente elevados dificultam o combate à inflação, reflete nos preços dos produtos básicos, pesando no orçamento das famílias, sobretudo as mais vulneráveis. 


Outro dado preocupante é a situação financeira da população. Apenas 8% dos brasileiros acreditam estar em uma situação financeira confortável e o avanço da política ultraliberal imposta ao país pelos governos Temer e Bolsonaro teve um papel de destaque para o atual cenário.  


Além disso, é importante observar que taxa de juros alta pode desestimular o investimento produtivo e dificultar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas, fundamentais para a geração de empregos e o crescimento econômico sustentável.