Programa de imunização do Brasil completa 50 anos 

Um dos grandes marco da saúde pública do Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunização) completa 50 anos de existência nesta segunda-feira (18/09). Atualmente, 32 vacinas são oferecidas pela rede pública

Por Angélica Alves

Um dos grandes marco da saúde pública do Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunização) completa 50 anos de existência nesta segunda-feira (18/09). Atualmente, 32 vacinas são oferecidas pela rede pública. 


Criado em 1973, o programa responsável por acabar com a poliomielite, eliminar e controlar doenças como sarampo, meningite e coqueluche, também foi fundamental na criação do SUS (Sistema Único de Saúde) e a redemocratização do Brasil e a Constituição de 1988. 


A população conta com cerca de 40 mil salas de vacinas, que possuem 18 imunizantes de rotina para crianças e adolescentes. Além dos calendários da gestante, adulto, idoso, imunização anual contra a influenza e a mais recente, vacinação da Covid-19, essencial para acabar com a pandemia. 


Infelizmente, nos últimos quatro anos, o governo de Jair Bolsonaro promoveu o negacionismo e espalhou mentiras sobre a vacinação. Se o ex-presidente tivesse acelerado a aquisição de vacinas, 400 mil mortes poderiam ter sido evitadas na pandemia. 


Agora, o Ministério da Saúde, sob o comando do presidente Lula, precisa adotar novas estratégias de comunicação para continuar enfrentando doenças transmissíveis e retomar a confiança do brasileiro na vacinação.