Poluição dá lucro. E muito

O recente relatório, feito pelo Conselho Norueguês de Pesquisa, revela a presença de mais de 16 mil substâncias químicas nos plásticos, consideradas perigosas para a saúde humana e na natureza.

Por William Oliveira

As grandes empresas capitalistas são as principais protagonistas da destruição desenfreada do planeta. O recente relatório, feito pelo Conselho Norueguês de Pesquisa, revela a presença de mais de 16 mil substâncias químicas nos plásticos, consideradas perigosas para a saúde humana e na natureza.


Além de degradar o meio ambiente, as empresas também exercem influência sobre os governos e as políticas públicas, garantindo que suas operações destrutivas permaneçam intocadas e impunes. 


Os empresários gastam muito dinheiro em campanhas publicitárias enganosas, obscurecendo a verdadeira extensão do impacto ambiental e desviando a atenção das soluções reais para a crise.


Estas corporações, impulsionadas pela busca incessante pelo crescimento econômico e pelo enriquecimento dos acionistas, ignoram completamente os limites da sustentabilidade. 
Além disto, segundo relatório da organização internacional Break Free From Plastic, Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé ocupam o topo da lista das empresas que mais poluem por plástico no mundo. 


Em 2020, a auditoria foi realizada por 15 mil voluntários, que se reuniram em um mutirão de coleta de lixo plástico em praias, rios e parques de 55 países, incluindo o Brasil. A equipe coletou um total de 346.494 resíduos plásticos, que foram analisados em uma auditoria para identificar as marcas produtoras dessas embalagens.