Maior protesto popular do país completa 40 anos

Há 40 anos, os brasileiros lotaram as ruas em defesa das eleições diretas e pelo fim da ditadura civil-militar, que durou 21 anos, no ato que ficou conhecido como Comício da Candelária.

Por Camilly Oliveira

Há 40 anos, os brasileiros lotaram as ruas em defesa das eleições diretas e pelo fim da ditadura civil-militar, que durou 21 anos, no ato que ficou conhecido como Comício da Candelária. Relembrar a manifestação, a maior da história do país, é fundamental no Brasil atual, onde a extrema-direita, sob a figura de Bolsonaro, saiu do armário, ganhou corpo e constantemente ameaça a democracia.

 

Um dos principais atos aconteceu em abril de 1984, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Rio de Janeiro. Milhões de pessoas voltaram as ruas em 10 de abril, depois de anos de repressão, fruto de um autoritarismo colossal que afundou o Brasil em um dos períodos mais obscuros, violentos e repugnantes da história. 

 

Realizar manifestações por eleições diretas em 1984 era realmente um grande ato de coragem e rompimento com as mordaças que a ditadura civil-militar impôs aos brasileiros. Hoje, o Estado Democrático de Direito deve a essas pessoas que lutaram incansavelmente. Portanto, relembrar esses fatos é fortalecer a democracia brasileira.