Conversa com os bancários
No coração da Chapada Diamantina, os bancários da região têm um encontro marcado sábado, em Lençóis. A partir das 9h, a Câmara de Vereadores se transforma em palco de debates e reflexões no Encontro Regional.
Por Rose Lima
No coração da Chapada Diamantina, os bancários da região têm um encontro marcado sábado, em Lençóis. A partir das 9h, a Câmara de Vereadores se transforma em palco de debates e reflexões no Encontro Regional.
A programação está intensa. Logo na abertura, terá uma análise da conjuntura política feita pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos. Experiente na articulação sindical e política, deve jogar luz sobre os desafios e as oportunidades no atual cenário nacional.
Na sequência, o presidente em exercício do Sindicato, Elder Perez, faz um panorama sobre a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), apontando avanços, ameaças e os principais pontos de atenção para os bancários.
A pauta da saúde também tem espaço garantido, e com razão. O diretor da Federação da Bahia e Sergipe, Alan Banto, traz dados preocupantes: a categoria está entre as que mais se afastam do trabalho, com destaque para doenças psicológicas como ansiedade, burnout, estresse e depressão. Reflexo direto de uma política de gestão que impõe metas abusivas, pressão constante e assédio moral como ferramentas de "desempenho".
O encontro também abre espaço para a organização coletiva. Às 11h, os bancários se dividem em comissões específicas — Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Itaú e Santander — para aprofundar as discussões e construir estratégias de ação. A conversa continua em uma nova rodada de debates antes do encerramento oficial, previsto para as 13h30.
Confraternização
Mas, como ninguém é de ferro, a luta segue com descontração: a partir das 16h30, os participantes se encontram na Pousada das Árvores para confraternizar e terminar o dia com leveza e união. O evento, organizado pelo Sindicato da Bahia, estreita os laços e fortalece a coletividade. Por isso, a caravana continua por todo o Estado.