Categoria organiza a mobilização
A 27ª Conferência Nacional dos Bancários acontece de 22 a 24 de agosto, em São Paulo. Antes, no dia 21, ocorre a abertura solene conjunta dos congressos de bancos públicos.
Por Ana Beatriz Leal
Na categoria, a luta por melhores condições de trabalho é constante. A lista de demandas é grande e requer planejamento. Por isto, o Comando Nacional dos Bancários organiza as principais mobilizações deste ano.
O calendário já foi aprovado. A 27ª Conferência Nacional dos Bancários acontece de 22 a 24 de agosto, em São Paulo. Antes, no dia 21, ocorre a abertura solene conjunta dos congressos de bancos públicos.
O 35º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), o 40º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), além dos encontros nacionais dos funcionários do Bradesco, Itaú e Santander acontecem no dia 22 de agosto, também em São Paulo.
Importante lembrar que ano passado a categoria aprovou a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), que terá vigência até a data-base de 2026. O documentou garantiu reajuste de 4,64% no ano passado, aumento real de 0,9%. Para 2025, o ganho real será de 0,6%.
Embora o acordo bianual tenha garantido a manutenção das conquistas da CCT, sem dúvida importante, ainda há muitas questões a serem ajustadas no que diz respeito aos direitos dos bancários. Por isto, a luta continua.