Conferência nacional reforça protagonismo de aposentados

Com apoio de federações e sindicatos de todo o país, a conferência reuniu aposentadas e aposentados, dirigentes sindicais, especialistas e representantes de entidades parceiras para debater temas urgentes, como saúde, previdência, bem-estar, inclusão sindical, combate ao etarismo e políticas públicas voltadas à população idosa.

Por Julia Portela

O Sindicato dos Bancários da Bahia esteve presente, nos dias 2 e 3 de julho, em São Paulo, na 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro. O evento marcou um momento histórico de valorização, escuta ativa e reorganização política de quem construiu e continua fortalecendo a luta sindical bancária no Brasil.

 

Com apoio de federações e sindicatos de todo o país, a conferência reuniu aposentadas e aposentados, dirigentes sindicais, especialistas e representantes de entidades parceiras para debater temas urgentes, como saúde, previdência, bem-estar, inclusão sindical, combate ao etarismo e políticas públicas voltadas à população idosa. A diretora do setor de AposentAção, Patrícia Ramos, destacou a importância de encarar os desafios do presente — como demissões, assédio e a precarização salarial — sem deixar de priorizar o protagonismo dos aposentados. Unindo os debates e construindo uma luta coerente.

 

Ao final do encontro, foram aprovadas resoluções importantes que fortalecem a organização de base e o protagonismo dos aposentados no movimento sindical. Entre elas, a orientação para que entidades filiadas organizem coletivos de aposentadas e aposentados em suas federações e sindicatos, o estímulo à participação ativa desses trabalhadores nos espaços de luta, além da inclusão do segmento nas conferências regionais e na Conferência Nacional dos Bancários.