FNDC reforça agenda pela democratização

O Sindicato dos Bancários da Bahia marcou presença com a participação do diretor de Comunicação, Adelmo Andrade, representando o Comitê Estadual do FNDC.

Por Julia Portela

A 26ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) reforçou o compromisso com a comunicação como direito e instrumento essencial na construção da democracia. Realizada nos dias 9 e 10 de setembro, no Sindicato dos Bancários do Ceará, a plenária elegeu a nova Coordenação Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal para o biênio 2025-2027.

 

 

Durante o encontro, foram aprovados os balanços fiscal e de atividades da gestão anterior, além do novo plano de lutas para o próximo período. Em meio ao avanço de práticas autoritárias, do controle da mídia por grandes conglomerados e da lógica ultraliberal, o FNDC reafirmou a defesa de um modelo de comunicação que represente os interesses populares, com pluralidade, diversidade e controle social.

 

 

A plenária foi organizada em seções de debate e deliberação política, com aprovação do regimento interno, atos em defesa da comunicação como direito, discussão de propostas e emendas, além da formulação da nova estratégia nacional do Fórum para o enfrentamento das violações no campo da comunicação.

 

 

O Sindicato dos Bancários da Bahia marcou presença com a participação do diretor de Comunicação, Adelmo Andrade, representando o Comitê Estadual do FNDC. Adelmo foi eleito para o Conselho Deliberativo da direção nacional da entidade, reforçando a presença ativa da categoria bancária na luta pela democratização da mídia no país.