Na mira do Itaú: agência Cruz das Almas
A Câmara de Vereadores realiza uma Audiência Pública nesta quarta-feira (8/10), às 14h, para discutir os impactos da decisão do Itaú. O encontro deve reunir trabalhadores, comerciantes e lideranças comunitárias.
Por Julia Portela
O fechamento da única agência do Itaú em Cruz das Almas, previsto para 22 de outubro, é mais uma expressão da política ultraliberal que coloca o lucro acima da vida das pessoas. A medida atinge diretamente uma cidade com mais de 63 mil habitantes, localizada a 146 km de Salvador, que pode ficar completamente desassistida de serviços bancários presenciais.
A Câmara de Vereadores realiza uma Audiência Pública nesta quarta-feira (8/10), às 14h, para discutir os impactos da decisão do Itaú. O encontro deve reunir trabalhadores, comerciantes e lideranças comunitárias.
O encerramento da unidade representa não apenas um retrocesso no acesso a serviços básicos, mas também ameaça o funcionamento da economia local, prejudicando o comércio, a arrecadação e a geração de empregos. O impacto é direto, as agências mais próximas serão em cidades como Santo Amaro, que fica a cerca de 37 km de distância.
O Sindicato dos Bancários da Bahia participa da audiência e da mobilização contra o fechamento, denunciando a política de desmonte imposta pelo Itaú. O enfrentamento a esse processo é urgente e necessário, não apenas em defesa dos empregos, mas também do direito da população a um serviço bancário digno e acessível.
Esse caso em Cruz das Almas não é isolado. É parte de uma ofensiva nacional que desmonta estruturas públicas e serviços essenciais, guiada por um projeto neoliberal que não reconhece o povo como prioridade. Resistir é mais do que um dever, é uma necessidade histórica.