Alerta para golpe do falso emprego

Segundo a entidade, os golpistas costumam solicitar fotos de documentos, selfies, assinaturas digitais e comprovantes bancários, além de cobrar falsas taxas de inscrição, exames admissionais ou cursos preparatórios inexistentes.

Por Caio Ribeiro

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) fez alerta sobre o crescimento do golpe do falso emprego, fraude que tem atingido principalmente pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho. Criminosos se passam por recrutadores ou falsas agências de emprego e utilizam WhatsApp, e-mail e redes sociais para oferecer vagas com salários atrativos e contratação rápida. O objetivo é roubar dados pessoais, informações bancárias e até dinheiro das vítimas.

 

Segundo a entidade, os golpistas costumam solicitar fotos de documentos, selfies, assinaturas digitais e comprovantes bancários, além de cobrar falsas taxas de inscrição, exames admissionais ou cursos preparatórios inexistentes. Com esses dados, os criminosos conseguem aplicar fraudes financeiras, abrir contas e até contratar empréstimos em nome das vítimas.

 

A Febraban orienta que os candidatos desconfiem de propostas “imperdíveis”, especialmente aquelas com salários muito acima da média e processos seletivos simplificados demais. Também recomenda verificar se a vaga realmente existe nos canais oficiais da empresa e confirmar a identidade do recrutador antes de compartilhar qualquer informação pessoal.

 

O aumento desse tipo de fraude expõe como a precarização do trabalho e o desemprego acabam sendo explorados por criminosos. Em meio à necessidade urgente de renda, milhares de pessoas se tornam alvo fácil de golpes que se aproveitam da vulnerabilidade social para lucrar com falsas promessas de emprego.