Maio Lilás reforça mobilização sindical
A campanha ocorre em meio às transformações no mercado de trabalho, marcadas pelo debate sobre a pejotização, prática que fragiliza direitos garantidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), jornada e trabalho por plataformas digitais.
Por Ana Beatriz Leal
Criada em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho, no contexto da reforma trabalhista do governo Temer, a campanha Maio Lilás chega em 2026 com foco na defesa da liberdade sindical e na ampliação da participação dos jovens nas lutas. Com o slogan “Dê um play nos seus direitos”, a iniciativa busca aproximar as novas gerações do movimento sindical e do debate sobre os desafios atuais das relações de trabalho no Brasil.
A campanha ocorre em meio às transformações no mercado de trabalho, marcadas pelo debate sobre a pejotização, prática que fragiliza direitos garantidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), jornada e trabalho por plataformas digitais. Destaque para o fim da escala 6x1, regime que representa precarização e adoecimento.
O Congresso Nacional, em sua maioria, atende a interesses alheios aos trabalhadores. Na verdade, atua para retirar direitos sociais e trabalhistas. É reduzir o Estado. Os desafios são muitos. Entender e apoiar a importância dos sindicais da luta organizada é primordial.


