Maioria do país rejeita a escala 6×1
O debate sobre jornada de trabalho ganhou um novo rumo. Pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada em 19 de dezembro, aponta que 72% dos brasileiros defendem o fim da escala 6×1.
Por Camilly Oliveira
O debate sobre jornada de trabalho ganhou um novo rumo. Pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada em 19 de dezembro, aponta que 72% dos brasileiros defendem o fim da escala 6×1. Outros 24% se posicionam contra. O dado revela rejeição majoritária a um modelo associado ao desgaste físico, à perda de convivência familiar e à precarização das relações de trabalho.
A pesquisa também indica apoio amplo à gratuidade no transporte coletivo urbano. Segundo o levantamento, 81% são favoráveis à tarifa zero nos ônibus, enquanto 17% discordam. O tema já entrou na agenda do governo federal e envolve estudos do Ministério da Fazenda e da Secretaria-Geral da Presidência. A proposta dialoga com redução do custo de vida e ampliação do acesso a emprego, serviços e direitos nas cidades.
Mesmo com menor margem, a taxação de bets, bancos e bilionários reúne maioria social. A chamada taxação BBB é aprovada por 55% dos entrevistados, contra 34% de rejeição. Nesta semana, o Congresso Nacional autorizou o avanço da proposta, que agora segue para sanção presidencial. O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 11 e 14 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
