Programa sobre saúde mental em debate no Itaú

Diante das denúncias sobre números alarmantes de doenças psíquicas relacionadas ao trabalho no Itaú, o Grupo de Trabalho de Saúde considera o programa de saúde mental apresentado pelo banco, uma boa iniciativa

Diante das denúncias dos representantes dos bancários sobre números alarmantes de doenças psíquicas relacionadas ao trabalho no Itaú, o Grupo de Trabalho de Saúde considera o programa de saúde mental apresentado pelo banco, nesta quarta-feira (20/09), uma ótima iniciativa, mas que deve se tornar realidade na vida dos trabalhadores.


O Itaú precisa dar atenção ao número de adoecimentos e melhorar a qualidade do trabalho. O programa pretende quebrar o tabu sobre o adoecimento mental e treinar líderes com habilidades socioemocionais para lidar com o tema. Ainda propõe ações preventivas com foco na organização do trabalho, incluindo o monitoramento de indicadores para um mapeamento efetivo.
 

O GT de Saúde também ressaltou a necessidade de treinamento para a gestão. Por se tratar de um assunto delicado, os trabalhadores precisam se sentir à vontade para expressar as queixas. Para isto, os assédios moral e sexual têm de ser eliminados. Ninguém vai desabafar sobre o problema com um assediador.
 

Além disso, os funcionários reivindicam melhorias no atendimento e no treinamento dos médicos das clínicas conveniadas para aperfeiçoar a preparação para lidar com trabalhadores adoecidos. Cobraram ainda a extensão e avanço do programa Recomece, considerando que 30 dias são insuficientes para a readaptação no retorno de licença.