Sindicatos contra a criação de subsidiárias das loterias 

As loterias são imprescindíveis para a redução das desigualdades sociais, já que cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias vão para investimentos em saúde, educação e políticas públicas.

Por Ana Beatriz Leal

Atento às necessidades do povo brasileiro e ao papel social que a Caixa desempenha, com eficiência, o movimento sindical enviou carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestando preocupação com a possibilidade de criação de uma subsidiária para operar as loterias do banco público.
 

As loterias são imprescindíveis para a redução das desigualdades sociais, já que cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias vão para investimentos em saúde, educação e políticas públicas. Em 2023, dos R$ 23,4 bilhões arrecadados, R$ 9,2 bilhões foram para destinação social. 
 

Entregar as loterias para a iniciativa privada é uma forma de privatização velada, além de enfraquecer a estatal e a soberania nacional. Vale lembrar que a força da mobilização dos trabalhadores e dos sindicatos já barrou a privatização das loterias em governos passados. Os sindicatos seguem atentos.