Encontro da Diversidade promove debate histórico

Um evento para entrar para a história. Assim foi o 1º Encontro da Diversidade LGBTQIAPN+ d@s Bancári@s da Bahia e Sergipe realizado no sábado (13/4), em Salvador. Com debates importantes e muita descontração, o evento reuniu 64 participantes

Um evento para entrar para a história. Assim foi o 1º Encontro da Diversidade LGBTQIAPN+ d@s Bancári@s da Bahia e Sergipe realizado neste sábado (13/4), em Salvador. Com debates importantes e muita descontração, o evento reuniu 64 participantes que puderam trocar experiências e sugerir propostas para serem discutidas durante a campanha nacional da categoria.

 

A última mesa do Encontro abordou os direitos assegurados para o segmento LGBTQIAPN+ na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, que foi mediada pela diretora do Sindicato de Itabuna, Marcella Meneses Silva.

 

A primeira a falar foi a advogada Tatiana Rossini, especialista em direitos trabalhistas, que mostrou como a categoria conseguiu avançar nessa pauta, garantindo direitos como a licença maternidade para casais homoafetivos de mulheres, autorização da inclusão de parceiros do mesmo sexo no plano de saúde e direito ao uso do nome social nos crachás, cartões de visitas, e-mails e portais internos.

 

Em seguida, a advogada Ângela Mascarenhas falou sobre os direitos dos casais homoafetivos diante a Previdência Social, esclarecendo que o órgão tem reconhecido o direito à pensão por morte e também a licença maternidade. No segundo caso, apenas uma das mães tem direito ao benefício. Para ela, a maior desafio é vencer o preconceito, que muitas vezes dificulta o acesso a estes direitos.


A mesa foi encerrada com a exposição do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que falou sobre os artigos 67, 68, 69 e 70 da minuta de reivindicações dos bancários, apresentada aos bancos na campanha para renovação da CCT em 2022, que tratam da garantia da igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores, independentemente de raça, cor ou orientação sexual.

 

Neto atualizou também as discussões sobre o tema no Comando Nacional dos Bancários, além de informar que a Feebbase vai levar as propostas apresentadas pelos participantes do Encontro da Diversidade para que possam ser debatidas durante a 26ª Conferência Interestadual, que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio. Após aprovadas, elas serão levadas para Conferência Nacional, onde poderão ser incluídas na pauta de reivindicações da categoria para campanha salarial deste ano.

 

Ao encerrar os debates, o presidente da Feebbase agradeceu ao público presente, ressaltando a importância desse evento para o movimento sindical. “É motivo de muita alegria para a Federação está realizando este 1º Encontro da Diversidade. Esperamos que o segundo tenha uma participação muito maior, pois este é um assunto que não diz respeito apenas ao público LGBTQIAPN+ e sim a toda a sociedade”.

 

A programação do Encontro foi encerrada com uma grande confraternização entre os participantes, ao som do cantor André Caldeira e sua banda.

 

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe