Consulta ajuda a definir demandas dos bancários

A pesquisa é uma etapa extremamente importante da campanha salarial, pois leva para o debate nacional as reivindicações regionais, muitas vezes diferentes. Por isso, é fundamental participação em massa dos trabalhadores

Por Rose Lima

Muita gente acha que a campanha salarial dos bancários começa apenas com a entrega da pauta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Mas, na verdade, começa antes, com a definição do calendário de atividades e a aplicação da consulta à categoria, independentemente de estar associado aos sindicatos.


A etapa é extremamente importante, pois leva para o debate nacional as demandas regionais, muitas vezes diferentes. Por isso, é fundamental participação em massa dos trabalhadores para que, desta forma, o resultado reflita, de maneira mais real possível, as reivindicações.


Todos devem responder ao questionário e apontar a opinião no que se refere à remuneração, questões sociais, saúde e condições de trabalho entre outros pontos. Basta acessar o link consultabancarios2024.votabem.com.br/. A pesquisa segue até o dia 2 de junho.


As respostas serão somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais. Na Bahia, acontece em 18 e 19 de maio, quando as prioridades são definidas e levadas para a Conferência Nacional dos Bancários, marcada para ocorrer entre 10 e 12 de junho, em São Paulo. 


Depois da aprovação da pauta de reivindicações pelas assembleias, os bancários entram na fase mais difícil e decisiva da campanha salarial: as negociações com os bancos. Momento que requer muita unidade entre a categoria.