Na Bahia, Sindicato cobra atendimento presencial no Bradesco 

Há um tempo o Sindicato dos Bancários da Bahia tem recebido denúncias referentes ao acesso dos clientes ao interior das agências do Bradesco. Mesmo sendo ilegal, os correntistas são barrados na porta das unidades do banco e orientados a utilizar os caixas eletrônicos. A situação gera constrangimento entre os usuários.

Há um tempo o Sindicato dos Bancários da Bahia tem recebido denúncias referentes ao acesso dos clientes ao interior das agências do Bradesco. Mesmo sendo ilegal, os correntistas são barrados na porta das unidades do banco e orientados a utilizar os caixas eletrônicos. A situação gera constrangimento entre os usuários.


Diante do absurdo, o Sindicato realiza campanha para incentivar a população a exigir o atendimento presencial. Em reunião com funcionários do Bradesco do Trade Center, na avenida Tancredo Neves, nesta terça-feira (28/11), diretores da entidade alertaram que a situação é ilegal e orientaram as pessoas a denunciar ao Banco Central, Procon e outros órgãos competentes.


A intenção do Sindicato é combater um projeto maior do banco que é mudar o layout de atendimento eliminando as operações tradicionais nas agências transformando-as em unidades de negócios, sem prestar serviços como pagamento de boletos. O Bradesco, que lucrou quase R$ 13,5 bilhões de janeiro a setembro, descumpre a Resolução nº 4.746 do CMN (Conselho Monetário Nacional). 


Pela norma, as organizações financeiras estão proibidas de “impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.