Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

NOVAMENTE
O alerta é do jornalista norte-americano Brian Mier. “Não se pode pensar que só porque Lula está liderando em todas as pesquisas ele vai ser eleito presidente. Tem outra tentativa de golpe eleitoral sendo montada com a ajuda dos EUA”. Não há a menor dúvida. Afinal, a preocupação maior é salvar a agenda ultraliberal, pauta que unifica as elites contra as esquerdas.

 

CRISTALINO
É evidente que, com Bolsonaro cada vez mais inviável eleitoralmente e o fracasso da tal terceira via, as elites farão de tudo para descobrir um meio fraudulento capaz de criar uma atmosfera que garanta respaldo político para nova violação constitucional, como ocorreu em 2016 e 2018, a fim de garantir o projeto ultraliberal. As forças progressistas não podem vacilar.

 

IMEDIATAMENTE
A imprensa noticia a pretensão do PT de reforçar a segurança de Lula na campanha eleitoral. Já devia ter feito isso há mais tempo. E nada de esperar o processo eleitoral de 2022, é preciso tomar atitude já. O clima de ódio contra ele, fabricado por Moro, estimulado pela mídia e por Bolsonaro, atiçando neofascistas e milicianos, o coloca em alto risco. A extrema direita é insana.

 

PRIORIDADE
Os dois grandes desafios das forças progressistas no momento são justamente a defesa do Estado democrático de direito, para barrar mais um lawfare, e a segurança pessoal de Lula, presidenciável líder absoluto em todas as pesquisas. Garantidos esses dois pontos, aí para impedir a vontade popular só se a extrema direita der um golpe militar. Chegaria a tanto?

 

MOTIVAÇÃO
O caso das agressões físicas a Joice Halssemann (PSL-SP) precisa ser bem apurado para saber a motivação, se pessoal ou política. Afinal, a deputada esteve colada com Bolsonaro na campanha eleitoral, depois rompeu litigiosamente e já insinuou ter informações que a facada foi uma farsa. Tem mais, o fato ocorreu no apartamento funcional, o que viola a segurança parlamentar. 

Relacionadas