Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

DIFERENCIAL

Os fatos comprovam. O Brasil vive o embate entre a democracia social e o ultraliberalismo neofascista. Enquanto Lula busca aliança com os mais diversos setores da sociedade, construindo uma frente cada vez mais plural e suprapartidária, Bolsonaro prefere insuflar os setores ultraconservadores e seguidores ensandecidos a atentarem contra a democracia e a República.

 

ÚNICO

Queira ou não a direita engalanada, que apostou na Lava Jato para tirar as forças progressistas do poder e acabou parindo Bolsonaro, Lula é hoje peça imprescindível para o Brasil derrotar o neofascismo e retomar os trilhos do Estado democrático de direito. Indiscutivelmente, única liderança política capaz de comandar um projeto de reconstrução e reconciliação nacionais.

 

ENTERRO

O Brasil pós Bolsonaro vai precisar de um governo com amplo e forte apoio popular, político e institucional, pois muito mais desafiador do que derrotá-lo nas urnas é sepultar, e enterrar como se fosse lixo atômico, o neofascismo que sempre esteve no DNA da extrema direita nativa e aflorou violentamente com a eleição do capitão. Processo custoso e demorado.

 

INALTERÁVEL

Realmente, Bolsonaro colocar gente nas ruas para berros atentatórios à democracia preocupa, incomoda e assusta. Até porque, se trata de uma minoria barulhenta, violenta e mal educada. Mas, nada muda a realidade, pelo menos dentro da legalidade democrática. As pesquisas mostram que ele perde a eleição e, pelos crimes cometidos, vai acabar preso.

 

LANTERNINHA

Para felicidade geral da nação, a tragédia bolsonarista está se dissipando rapidamente. Incrível que eles mesmos acreditam nas fake news que espalham. A última pesquisa PoderData mostra que Bolsonaro perde no segundo turno não só para Lula, mas para todos os demais candidatos. Para Ciro, Mandetta, Dória, Maia e até Datena. É o lanterninha.

Relacionadas