Home
>
Saques

COLUNA SAQUE


LULA
Em eleição, não existe "já ganhou". Tudo pode acontecer. A pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira, comprova. Segundo o levantamento, a avaliação do trabalho de Bolsonaro (PL) à frente da presidência melhorou nos últimos três meses, embora a predominância seja de avaliações negativas. Entre os entrevistados, 52% avaliam o trabalho do presidente como "ruim" ou "péssimo", contra 57% em novembro. Os que consideram o desempenho como "ótimo" ou "bom" somam 30%, contra 22% em novembro. Se as forças progressistas querem derrotar a extrema direita neofacista precisam se unir em apenas uma candidatura. E o nome está aí. Lula.

 

BOLSO
Como esta coluna já havia alertado, o brasileiro deve se preparar, porque os alimentos vão ficar ainda mais caros. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina responsabiliza a guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas o fato é que os brasileiros sentem as altas constantes dos produtos há muito tempo. Resultado da necropolítica ultraliberal do governo Bolsonaro, o custo de vida disparou nos últimos anos, enquanto a renda encolheu absurdamente. 

 

CHANCE
O jornal inglês Financial Times, em editorial publicado nesta quinta-feira, afirma que a guerra entre Rússia e Ucrânia é a "melhor chance" para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recuperar o apoio da população a seu mandato. Atualmente, o norte-americano tem 55% de reprovação. Para o Financial Times, quanto mais duradoura for a guerra, melhor para o governo Biden. Não importa quantas vidas sejam perdidas para isso. 

 

PERPLEXIDADE
Enquanto a grande mídia nativa, alinhada aos EUA, reserva grande o espaço dos noticiários para tratar da guerra entre Rússia e Ucrânia de forma amadora e superficial, nas redes sociais circulam cenas de causar perplexidade. Os refugiados loiros de olhos verdes e azuis entram em países que fazem fronteira com a Ucrânia, como a Polônia e Romênia, sem dificuldades. Já os africanos que vivem no país invadido pela Rússia sofrem discriminação para conseguirem sair, tanto por parte das forças armadas da Ucrânia quanto da Polônia.

 

COMOÇÃO
Som de tiros no meio da madrugada. Homens com trajes militares atirando a queima roupa. Pessoas desesperadas gritando por socorro. Corpos no chão. A cena descrita acima poderia ter sido na Ucrânia, atacada pela Rússia e que há mais de uma semana domina os noticiários da TV e as redes sociais, gerando grande comoção em todo o mundo. Porém, foi aqui. Bem pertinho. Em Salvador. Mais precisamente, na Gamboa. Uma ação policial que terminou com três jovens negros mortos. Uma dor que novamente passa despercebida pela maioria dos brasileiros.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE