Home
>
Artigos

O bloqueio econômico a Cuba é criminoso 2 

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, reforçou o fato de o bloqueio econômico a Cuba ser criminoso.

Os prejuízos do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba são incalculáveis, a maior potência econômica e militar do mundo, busca se manter como a nação mais rica do planeta explorando e perseguindo países de todos os continentes e no caso específico de CUBA, não se conforma com as conquistas sociais e com o sistema socialista e gostaria que a ilha pertencesse ao seu território. Comentarei dois aspectos da investida norte americana em Cuba, a Lei do Ajuste Cubano e considerar que é um dos países que promove o terrorismo.


É natural que as pessoas em função das dificuldades ou de busca de novas conquistas, se deslocam de um lugar para outro, no mesmo país ou para outros países, assim ocorrem os processos migratórios. Segundo o relatório do Banco Mundial, 184 milhões de pessoas vivem fora de seu país (https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2023). Em Cuba não é diferente as pessoas também migram, acontece que os Estados Unidos usam o processo migratório como forma de criar obstáculos para a população. 


A Lei do Ajuste Cubano, com a política de “pés secos, pés molhados”, de forma simplificada, favorece a entrada ilegal no Estados Unidos de cubanos. Foi criada em 1966, logo depois da revolução, com objetivo de formar um movimento contrarrevolucionário em Cuba. O governo cubano concorda com o deslocamento das pessoas de forma legal, mas os Estados Unidos só aceitam estes migrantes de acordo com seus interesses e objetivos.


Além da política migratória que é um dos aspectos do bloqueio econômico, os Estados Unidos consideram que Cuba é um dos países que promove o terrorismo. Na realidade quem tem centenas de bases militares em todos os continentes do planeta e quem promove guerras para se apoderar da riqueza dos diversos países é os Estados Unidos e não Cuba. Para se ter uma ideia o comandante Fidel Castro sofreu 638 tentativas de assassiná-lo através da Central Intelligence Agency- CIA (Aventuras da História, 25/11/2019)


Há o bloqueio sim, como pontuou o presidente de Cuba Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, em seu discurso no México dia 22/10/23, “...reforçado criminosamente nos últimos anos com um sistema abrangente e completo de medidas coercitivas destinadas, por definição, a deprimir o padrão de vida da população cubana, reduzindo sua renda real e fazendo-a passar fome e miséria”.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ