Home
>
Artigos

Principais personalidades de Cuba Fidel Castro - parte 1

No artigo, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala sobre as principais personalidades de Cuba, como Fidel Castro.

Inegavelmente, o legado de Fidel Castro continua vivo. O prestígio está presente não só em Cuba, como em diversos países do planeta. Desde a construção do processo revolucionário até os dias atuais, ele é admirado pela população cubana e por amigos daquela ilha da resistência, da solidariedade e da justiça social.


Até quem, alimentado pela imprensa burguesa e pelas fake news é contra o regime cubano, reconhece a importância de Fidel que, desde cedo se preocupou com os problemas sociais. Nasceu dia 13 de agosto de 1926 na província de Holguín, em 1930 começou a estudar na Escola Rural, em 1933 foi para Santiago de Cuba continuar os estudos, em 1942 foi para Havana cursar o ensino médio, em 1945 se matricula na Universidade de Havana para cursar Direito, período em que ocupou a presidência da Associação dos Estudantes de Direito e em 1950 concluiu o curso. (https://www.centrofidel.cu/linea)

 


Fidel se filiou ao Partido do Povo Cubano (Ortodoxo) em 1947 e em 1951 foi eleito candidato a representante da Câmara do Partido Ortodoxo. Diante do golpe militar do General Fulgencio Batista, escreve um artigo em 14/03/1952 onde ressalta “Revolução não, golpe, patriotas não, liberticidas, usurpadores, retrógrados, aventureiros, sedentos de ouro e poder”. Luta na justiça contra o poder do ditador através de um recurso de inconstitucionalidade do regime de Batista no Tribunal de Urgência de Havana. (https://www.centrofidel.cu/linea)

 


Em 26 de julho de 1953, começava de fato o processo revolucionário do povo cubano liderado por Fidel Castro, assim ocorria o assalto ao quartel de Moncada em Santiago de Cuba, reprimido pela ditadura de Batista e, como consequência, mortes e prisões dos revolucionários. Fidel foi um dos presos e fez a própria defesa que se transformou no livro A História me Absolverá. Ficou preso até maio de 1955. Saindo da prisão, participa, em junho de 1955, da primeira direção do movimento revolucionário 26 de julho.

 


A biografia de Fidel é parte integrante da História de Cuba, considerando sua militância política a partir de abril de 1947 até a última intervenção no congresso do Partido Comunista de Cuba, em 19 de abril de 2016, foram 69 anos de luta e resistência em defesa da solidariedade e da justiça social. Continuarei no próximo artigo.

 


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ