Home
>
Artigos

Sistema previdenciário é direito da cidadania

No artigo, Cléia Costa fala sobre a importância do sistema previdenciário.

Quando damos destaque à previdência social e seus efeitos na vida do cidadão, estamos afirmando que não desistimos do processo civilizatório, dos avanços coletivos produzidos por histórias, com guerras, desastres naturais, os riscos das atividades laborais, mas também do próprio viver e envelhecer de cada pessoa.
 

A incidência de um modelo social individualista busca reduzir as construções coletivas, redesenhando o sistema ou gerando dificuldades administrativas e legais para que cada pessoa, parte do coletivo, acesse a proteção social e enxergue o outro com suas potencialidades, contribuições sociais, necessidades e dores.
 

Todo movimento que a sociedade brasileira faz em defesa do sistema de seguridade, em defesa da previdência social expressa a resistência em prol do coletivo e a busca de aprimorar essa proteção é dever de toda a cidadania.
 

Precisamos combater as informações falsas de que o sistema previdenciário é falido, de que há mais velhos no país e, portanto, é necessário dificultar o acesso as proteções que criamos. Ao contrário, o sistema foi tão bem estruturado e foi pensado para os momentos de doenças, de afastamento para os cuidados da maternidade, para a inatividade.
 

E o sistema é tão potente que resiste à má administração de alguns gestores, à corrupção, ao desvio de finalidade de suas reservas financeiras e não tombará.
 

Iniciativas de diversas entidades sindicais, a exemplo do Sindicato dos Bancários da Bahia, da CTB, do Sindilimp demonstram a importância de refletir, discutir e defender o sistema de seguridade, especialmente o sistema previdenciário.
 

Recentemente o Sindilimp implantou no seu departamento Jurídico um Núcleo Previdenciário para acompanhar as demandas de seus associados e para refletir coletivamente sobre o tema com outras entidades e órgãos públicos.
 

De sua parte, o Sindicato dos Bancários da Bahia, com apoio da CTB, começará o ano de 2026 refletindo sobre o destino do nosso sistema previdenciário, sobre o direito previdenciário, na segunda-feira, 26 de janeiro, às 14h, na sede do Sindicato.
 

* Cléia Costa é advogada, Mestra em Políticas Sociais e Cidadania e idealizadora do Núcleo Previdenciário.