Brasileiro não tem direito a ter padrão de vida

Mais uma para conta da reforma trabalhista. O padrão de vida do brasileiro caiu. Pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que em cada 10 brasileiros 6 tiveram o estilo de vida reduzido devido ao rebaixamento do salário e a insegurança dos novos formatos de trabalho.

O estudo aponta ainda que um terço dos brasileiros desempregados sobrevivem por meio de bicos e trabalhos temporários. Entre os entrevistados, 29% recebem ajuda financeira da família ou amigos. Outros 7% contam com auxilio do Bolsa Família e 2% utilizam poupança ou investimentos. Triste realidade.

Das funções informais mais comuns, em primeiro lugar aparece serviço geral (21%). Depois, manutenções, pedreiro, pintor, eletricista, produção de comida para revenda, diarista e lavagem de roupa. Todas com 11%. Serviços de beleza como manicure e cabeleireiro têm 8%. As funções representam uma média de ocupação de três dias por semana. 

Os dados mostram o quanto o trabalho está fragilizado no Brasil. A queda no padrão de vida dos brasileiros deve-se ao desemprego que bateu novo recorde, são 13,1 milhões de pessoas sem ocupação, o que gera grande impacto na economia do país.