Bradesco anuncia atendimento através do WhatsApp
Nem com a lucratividade em alta, os bancos investem em melhorias para os bancários e clientes. O Bradesco anunciou que vai iniciar atendimento aos usuários através do WhatsApp, mais uma forma de precarizar o atendimento e prejudicar os funcionários.
O banco poderia usar os R$ 4,467 bilhões, resultado do lucro somente no primeiro trimestre de 2018, para melhorar as estruturas das agências e contratar mais bancários. Porém, prefere utilizar os benefícios trazidos com a tecnologia para reduzir gastos. Quer dizer, poderá diminuir, ainda mais, o número de empregados dentro das unidades.
No Bradesco, a sobrecarga de trabalho é uma realidade. Foram cortadas, em um ano, 9.051 vagas, sendo que 7,4 mil foram através do PDVE (Plano de Desligamento Voluntário Especial). Hoje, 964 clientes são responsabilidade de apenas um bancário.
Pela nova modalidade, o cliente poderá conversar com gerentes pelo aplicativo. Por enquanto, sem transações financeiras. O atendimento será feito através do assistente virtual BIA (Bradesco Inteligência Artificial) que roda com a tecnologia Watson. O banco empurra toda a responsabilidade da operação para o usuário, que já paga altas taxas e, como acontece ao utilizar o internet banking, faz o serviço dos funcionários. Isso tudo sem ser isentado das tarifas bancárias, que não são poucas.
Sem esquecer dos riscos que a operação via WhatsApp pode causar. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de crimes cibernéticos. Relatório da Norton Cyber Security de 2017 apontou um prejuízo de US$ 22 bilhões para cerca de 62 milhões brasileiros.