A tragédia de Brumadinho em documentário

Quando o estado de Minas Gerais tentava se recuperar da maior tragédia ambiental da história do país, em 2015, com o rompimento da barragem que destruiu a cidade de Mariana, o desastre se repete.

A barragem do Córrego do Feijão rompe em Brumadinho, levando consigo vidas e toda atividade econômica da região. O documentário Lama: o crime Vale no Brasil. A tragédia de Brumadinho, de Carlos Pronzato e Richardson Pontone, retrata o que aconteceu na cidade, captando as vozes e a dor das pessoas ao terem as vidas destruídas.

O documentário será lançado em Salvador, nesta sexta feira (05/04), no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, às 20h30, em apresentação única, com entrada franca. Logo após a exibição, será realizado um debate, esclarecendo o processo de produção da peça.

Despejando 12 milhões de metros cúbicos de lama com rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba, o rompimento de barragem da Mina Córrego de Feijão não é um evento isolado. A impunidade da mineradora Vale fez com que o evento acontecido na barragem do Fundão, em Mariana, em 2015, se repetisse.

Os dejetos, que já chegaram ao Rio São Francisco, destruíram a exploração de minério de Brumadinho, assim como a agricultura, a pecuária e o turismo. Até o momento foram identificados 216 mortos e ainda há 91 desaparecidos. O documentário, produzido de forma independente, conta com mais de 50 entrevistas de especialistas no assunto, moradores da região, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos oficiais. Não deixe de conferir.