Governo Bolsonaro acelera privatização do BB

Ou o brasileiro se mobiliza e toma as ruas ou vai chegar em 2022 sem nada. O governo Bolsonaro deu sinal verde para a venda do Banco do Brasil, uma das maiores empresas públicas do país, responsável por programas que garantem investimentos nas mais diversas áreas, desde educação e saúde até agricultura.


Para acelerar o processo, o presidente do BB, Rubem Novaes, foi orientado a enxugar ao máximo o quadro de pessoal e a estrutura das agências da instituição financeira. Mas, tudo discretamente, sem chamar atenção. 


Desta forma, na calada da noite, a direção da empresa vendeu a participação que o banco tinha na resseguradora IRB Brasil e na Neoenergia. Também anunciou acordo para privatizar o BB Banco de Investimentos. Outros ativos como BB DTVM e o BB América também serão entregues. 


Assim, o Banco do Brasil vai sumindo aos poucos. O que sobrar pode ser entregue a uma empresa estrangeira. Pelo menos, é o desejo do ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas, o Bradesco também é um forte candidato. Isso se a população não se mobilizar.