Tempos de coronavírus e o ambiente de trabalho

Em tempo de pandemia causada pelo coronavírus, muitos os ambientes de trabalho passam por modificações para evitar a proliferação do COVID-19. Empresas e funcionários seguem em busca de informações e alternativas para enfrentar o novo cenário. 


E, neste momento, é necessário o bom senso, para manter os direitos dos trabalhadores, como o pagamento de hora extra, a obrigação legal da empresa em manter o ambiente saudável e, se preciso, liberar para o trabalho em home office.


A lei 13.979/20 traz alguns conceitos importante sobre isolamento e quarentena. Em isolamento devem ficar os funcionários com suspeita, além dos casos confirmados de COVID-19. Para esses empregados, a falta deve ser justificada pelas empresas. Já quarentena, criada como medida preventiva, as empresas ficam livres para adotar o home office (trabalho em casa).


As viagens de funcionários no exercício da função devem ser evitadas e as reuniões devem ser feitas apenas por meios digitais. Porque, todo cuidado com os trabalhadores e sua família neste momento é pouco.