Fenaban deve dar resposta à pauta do Comando, terça

Preocupado com a saúde da categoria e dos clientes, diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Comando Nacional dos Bancários apresentou uma pauta de reivindicações à Fenaban, que contém medidas a serem tomadas sobre as atividades nas agências. A Federação Nacional dos Bancos ficou de dar resposta nesta terça-feira (24/03).


Através de videoconferência, o Comando se reuniu nesta segunda-feira (23/03) com a Fenaban e expressou a preocupação com a manutenção das agências abertas. Além do fluxo alto de pessoas, há a circulação de dinheiro, o que aumenta a possibilidade de contaminação. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, participou da reunião e falou sobre a situação das unidades do Estado. 


Diante dos riscos e da disseminação crescente do coronavírus – até a tarde desta segunda-feira (23/02), a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) confirmou 63 casos – é preciso fechar as agências para salvaguardar a saúde da população. A prevenção é a única forma de reduzir os danos. 

Confira a pauta de reivindicações apresentada pelo Comando: 

1. Fechamento das agências bancárias e demais unidades;
2. Fechar agências das agências em hospitais e aeroportos, devido ao risco;
3. Suspensão das metas; 
4. Manter atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020; Que estabelece em seu artigo 3º § 1º inciso XX que são atividades essenciais no setor financeiro: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”.
5. Agendamento para casos de atendimento presencial em caso de extrema necessidade;
6. Redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho; 
7. Garantia de deslocamento seguro para os que tiverem que fazer o atendimento não presencial de alimentação e processamento do auto atendimento;
8. Suspensão das demissões;
9. Home office para todos os bancários e bancárias, com exceção de quem terá que ir às agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos. Devendo haver escala de revezamento. Não podendo ser incluído no mesmo os funcionários que estão nos grupos de risco; que não têm com quem deixar os filhos menores e àqueles que co-habitem com pessoas enquadradas no grupo de risco;
10. Garantia da ultratividade dos Acordos e Convenções Coletivas até 31/01/2021;
11. A MP 927 não será adotada sem negociação coletiva com o Comando;
12. Suspensão dos descomissionamentos;
13. Antecipação do Vale Alimentação;
14. Que os bancos façam campanha na mídia orientando os clientes sobre o uso dos meios digitais; caixas eletrônicos e os riscos da contaminação do CORONAVÍRUS;
15. Disponibilizar máscara, luvas e álcoolgel para os que irão realizar essas atividades essenciais;
16. Suspensão dos vencimentos dos boletos por 60 dias;
17. Isenção de tarifas (clientes com renda até dois salários mínimos) de três transferências eletrônicas mês (TED E DOC) para diminuir a contaminação pelo uso de cédulas.