Bancário deve informar sintomas de coronavírus


Como os bancários estão na linha de frente atendendo a população durante a pandemia de Covid-19, o risco de contaminação, infelizmente, é alto. Apesar de o Comando Nacional já ter conquistado que os bancos adotassem diversas medidas preventivas, como a distribuição de máscaras, luvas, álcool gel para todos nas agências, já existem centenas de casos entre a categoria.


Caso o bancário tenha qualquer sintoma de coronavírus, deve avisar ao Sindicato e ao gestor para que sejam acionados os protocolos de preservação da saúde. Os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço, mas ainda têm pessoas que apresentam dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. 


O Sindicato dos Bancários da Bahia está acompanhando os casos de afastamentos por conta de Covid-19 e orienta que qualquer sintoma deve ser comunicado para que seja feito o exame para evitar maior contaminação nos ambientes de trabalho. Porém, muitos trabalhadores têm medo de demissão ou retaliação se demonstrar qualquer adoecimento.


No momento, o mais importante é a proteção à saúde, tanto do próprio bancário, como dos demais empregados da agência, familiares e clientes. Por isto, o SBBA reforça o apoio e a proteção da categoria.