Comando e Fenaban se reúnem nesta segunda-feira 

Na tarde desta segunda-feira (08/06), o Comando Nacional dos Bancários vai se reunir com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), por videoconferência, com o intuito de retomar as negociações relacionadas às medidas preventivas contra a Covid-19. Além disso, a manutenção da atual jornada de trabalho da categoria, ameaçada pelo item incluído na MP 936, estará em pauta. 


A inclusão do trecho que altera a redação do parágrafo 2º do artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que trata da jornada dos bancários, é um retrocesso. 


Apesar das conquistas no texto da Medida Provisória aprovada pela Câmara Federal, os representantes dos empregados lutam pela retirada do item que atinge o aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) assinada pelos sindicados em dezembro do ano passado. O documento proíbe qualquer alteração no que diz respeito à jornada da categoria. 


Mais uma vez, os empregados são prejudicados, pois as mudanças aprovadas vão muito além de políticas emergenciais necessárias. São modificações na legislação trabalhista.  


Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, os sindicatos discutem e cobram dos bancos medidas de proteção da saúde dos trabalhadores. A categoria foi a primeira a estabelecer o processo negocial neste momento. Por conta disto, foram conquistadas diversas reivindicações, como a liberação de cerca de 300 mil bancários para trabalhar de casa ou dispensados por integrar os grupos de risco à doença.