Notícia

[Setembro Amarelo incentiva o diálogo sobre suicídio]

Setembro Amarelo incentiva o diálogo sobre suicídio

Postado dia: 10/09/2020 - 16:45

Nesta quinta-feira (10/09), é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, trazendo diversas reflexões sobre o tema. Umas das formas de combate é falar sobre o assunto.

Com o tema “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio”, a Associação Brasileira de Psiquiatria, organiza o Setembro Amarelo, para incentivar quem enfrenta problemas relacionados à saúde mental a procurar ajuda. A campanha também reforça às pessoas que conhece alguém que esteja passando pela situação a buscar especialistas capazes de prestar um atendimento adequado. 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa e muitas mais pensam seriamente nele. 

Ainda de acordo com a Organização, o suicídio é uma das 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades, vitimando um indivíduo a cada 40 segundos. Em 2016 (último dado disponível), o Brasil registrou 13.467 suicídios, dos quais 10.203 entre homens.
Médicos especialistas no assunto informam que 96,8% dos casos estão associados com histórico de doenças mentais, não diagnosticadas e que podem ser tratadas. 

A depressão e o transtorno bipolar estão no topo de doenças comuns a possíveis suicídios, seguido de abuso de substâncias. A busca por ajuda representa a saída para um problema tão sério que ceifa a vida de milhares de pessoas diariamente.