Mobilização do Sindicato contra as demissões no Itaú 

A mobilização contra as centenas de demissões dos funcionários do Itaú segue a todo vapor. Os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe percorrem, nesta quarta-feira (14/10), as agências do Iguatemi, avenida Tancredo Neves e Pituba, em Salvador, realizando paralisação e protestos, para alertar a sociedade e o funcionalismo para a atitude irresponsável do banco. 


O Itaú já demitiu mais de 400 empregados em todo Brasil, sendo 150 só na área de veículos. Na base do SBBA, foram demitidos 20 bancários.

 

Com lucratividade na casa dos R$ 8 bilhões nos primeiros seis meses de 2020, o maior banco privado do país demite, contrariando a imagem que tenta passar nas propagandas de que é uma empresa com lado humano.


Nas manifestações, os diretores do Sindicato e da Feebbase denunciaram ainda a total falta de compromisso do Itaú com os pais e mães de família. O banco está demitindo bancários por telefone, doentes e funcionários com 30 anos de empresa descartados por videoconferência.

 

Além disso, alertaram que a médica do trabalho não cumpre o papel de proteger os empregados que foram lesionadas dentro do próprio banco.