Caixa: movimento sindical solicita reunião com STF

Com o déficit de empregados da Caixa e o aumento da demanda durante a pandemia de Covid-19, contratar mais bancários é urgente. Diversos aprovados no último concurso, em 2014, aguardam admissão. Por isso, o movimento sindical solicitou uma reunião com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, relator do processo que afeta os concursados.

O objetivo do encontro é entregar alguns documentos antes do julgamento dos embargos de declaração protocolados pelo movimento sindical sobre a decisão do Tribunal de que é competência da Justiça comum as disputas judiciais depois de concurso público e em fase pré-contratual. A audiência está marcada para esta sexta-feira (04/12).


No documento, a entidade requer ao Supremo modulação dos efeitos da tese jurídica estabelecida no acórdão, já que a decisão do órgão prejudica os concursados da Caixa, que já têm liminar ou estão em fase avançada do processo na Justiça do Trabalho. 


O intuito é que seja preservada a competência da Justiça do Trabalho a todos os processos já sentenciados, fixando-se a competência da Justiça comum apenas para aqueles que ainda não tenham ultrapassado essa fase processual até a publicação do acórdão embargado.


Com a abertura do último PDV (Programa de Desligamento Voluntário), mais de 2 mil funcionários devem deixar a Caixa. O banco já registra déficit de 20 mil trabalhadores. Com as obrigações do auxílio emergencial e metas abusivas, os funcionários estão sobrecarregados, o que torna a convocação dos concursados uma urgência.