Saúde é tema de reunião com o Santander
Cobrado pela COE (Comissão de Organização dos Empregados), o Santander apresentou, na reunião virtual desta segunda-feira (06/04), respostas para a pauta de reivindicações sobre saúde.
Sobre as denúncias de atrasos ou de não emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho, o banco informou que o próprio trabalhador pode solicitar a emissão da CAT através do Portal RH externo ou via App.
O funcionário deve enviar atestado médico, de preferência com indicação de médico assistente para a emissão da CAT, e também preencher o formulário disponível no portal.
A COE solicitou que o Santander envie o modelo do formulário para avaliação e sugestão de possíveis melhorias. Também foi pedido um guia informativo de como solicitar a emissão da CAT. O banco ficou de analisar.
O diretor de Comunicação do Sindicato, Adelmo Andrade, participou da reunião e informou que a Comissão também relatou ao Santander que muitos trabalhadores levam falta por não cadastrarem corretamente o atestado médico ou por conta de gestores que também não o fazem no prazo necessário. A empresa informou que envia e-mails a cada cinco dias para lembrar trabalhadores que estão com faltas e não apresentaram atestados.
O Sindicato dos Bancários da Bahia lembra que qualquer bancário pode cadastrar o atestado, no App ou no RH Externo, em até 48 horas. Em caso de internação, ou de qualquer imprevisto, o atestado também por ser encaminhado por e-mail ao gestor.
Ainda foi pontuado que o Santander realizou a convocação para exame de retorno de diversos funcionários, mesmo com perícia agendada no INSS. Vale lembrar que os médicos do trabalho que realizam exames periódicos, demissionais e de retorno possuem autonomia para avaliar o empregado e cabe ao profissional de saúde determinar se o mesmo está apto ou inapto. Para isso, deve se ater apenas ao quadro clínico e exames apresentados.
O SBBA alerta que, caso o bancário passe por constrangimentos, indução ao retorno, questionamento em relação a salário, ou ser induzido a assinar o ASO em branco, antes de passar pelo médico, deve acionar a entidade para denunciar o caso.
Sobre a vacina para H1N1, o Santander informou que vai iniciar o calendário de na segunda quinzena de abril.