Com quadro reduzido, Caixa lidera queixas

Fruto do sucateamento do único banco 100% público do país, a Caixa é a instituição financeira mais reclamada entre as cinco com mais clientes do Brasil. Segundo o ranking do Banco Central, a Caixa ocupa a posição desde o 3º trimestre de 2020.


O volume de trabalho, elevado consideravelmente durante a pandemia, e o déficit de pessoal estão entre as razões para tanta insatisfação. Os empregados estão extremamente sobrecarregados. Muitos doentes e afastados das atividades. Já a população, cansada de tanta espera, sobretudo quem precisa do auxílio emergencial.


Segundo informações da Caixa, 38 milhões de pessoas foram cadastradas para receber o auxílio, disparando o número de clientes, que passou de 96 milhões para 146 milhões. Em contrapartida, o quadro de empregados caiu de 101 mil para pouco mais de 81 mil. 


O caos poderia ser resolvido. Basta a direção do banco convocar os mais de 20 mil candidatos aprovados no concurso público de 2014. Mas, prefere fazer vistas grossas e deixar bancários e clientes se virarem como podem.