CEE quer a ampliação dos prazos do GT Saúde Caixa 


A Caixa não pode prejudicar e atrapalhar o debate dos trabalhadores sobre o plano de saúde. Por isso, a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) solicitou à direção do banco a extensão do prazo do Grupo de Trabalho do Saúde Caixa, pois o prazo se encerra no sábado (31/07). 


No ofício, a Comissão destaca que o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, assinado em setembro de 2020, já previa a instalação do GT. Porém, a primeira reunião só aconteceu em janeiro deste ano. Além da demora do início das discussões, a Caixa também tardou em disponibilizar o relatório com as projeções atuariais e outros dados do plano de saúde para à representação dos usuários.  


A direção do banco ainda insiste em aplicar a CGPAR 23 no modelo de custeio, o que pode inviabilizar a sustentabilidade econômico-financeiro do Saúde Caixa. Se a resolução for aplicada, os usuários passam a custear 50% da assistência médica ao invés de 30%, como é feito atualmente.  


Os representantes dos empregados da Caixa lutam pela manutenção do atual modelo 70%/30% do plano de saúde, pela preservação dos princípios de solidariedade e pelo pacto intergeracional. Também estão mobilizados para manter a gestão por RH e mensalidade por grupo familiar.