Notícia

[Maioria das famílias está com dificuldade financeira]

Maioria das famílias está com dificuldade financeira

Postado dia: 20/08/2021 - 11:43

A política ultraliberal do governo Bolsonaro empurra o cidadão para o buraco. Com o custo de vida cada vez mais alto, o salário não dá para nada. Mais de 70% das famílias estão com alguma, ou muita, dificuldade de manter as despesas mensais em dia. Sem alternativa, deixam pelo menos uma conta sem pagar.


O levantamento da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) mostra que 46,2% ou 95,6 milhões das pessoas estão atrasando as contas. O aluguel ou prestação do imóvel, as contas de água e luz ou gás estão entre as despesas que mais ficam para depois. 


Os negros, maioria entre os mais pobres, têm mais dificuldades em sair do vermelho. Das 72,4% das famílias com dificuldade financeira, quase 45% eram majoritariamente de cor preta ou parda, conforme classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A pesquisa ainda aponta que as famílias, em geral, gastam mais com serviços financeiros do que com lazer e transporte. Os gastos com ambos ficaram entre R$ 53,93 e R$ 85,44 por mês, respectivamente.